Como você deve ter visto, a última edição do projeto Broadband Coverage in Europe foi publicada. O relatório completo e as tabelas de dados podem ser encontrados no site da CE - https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/library/broadband-coverage-europe-2022.
A CE e outros países no estudo relataram, em meados de 2022, uma cobertura de 60% de redes fixas com capacidade de download de gigabit e mais de 80% de domicílios com acesso a mais de 100 Mbps.
Embora existam estatísticas mais recentes disponíveis de países individuais, este ainda é o único estudo que fornece uma visão de toda a Europa.
Portugal está a fazer bons progressos e ocupa agora o 7º lugar na Europa em termos de cobertura de redes fixas de ultra-alta velocidade. Avançando pela primeira vez em relação à Espanha e significativamente à frente das principais economias da UE.
“Este é um forte desempenho de Portugal. Eles reconheceram desde cedo a importância de uma boa infraestrutura digital e realmente trabalharam duro para impulsionar redes fixas de gigabit em todo o país”, afirma Oliver Johnson, Diretor da Expert Intelligence.
Um “gig fixo” (pelo menos 1 Gbps a jusante de uma rede completa de fibra ou cabo) é vital para o futuro de todos os países e economias em todo o mundo.
“Numerosos estudos demonstraram que melhorar a banda larga faz uma grande diferença para um país. Aumenta o emprego, o rendimento, as receitas fiscais e a competitividade global, bem como muitos benefícios sociais”, afirma Johnson.
O “clube dos 90%” está a crescer, com Malta na liderança, e prevê-se que Portugal se junte a eles na versão de 2023 do estudo. Ainda existem desafios restantes.
A cobertura rural é muitas vezes um problema. É mais lento e mais caro expandir as redes para áreas menos povoadas. Portugal ocupa o 12º lugar na UE em termos de cobertura de gig fixo rural e ainda há trabalho a fazer.
“Portugal está à frente da curva e continua a fazer progressos na banda larga. A vibrante cultura digital e a excelente infraestrutura são uma grande parte da razão pela qual a Expert Intelligence veio para Portugal. Estamos entusiasmados por fazer parte do futuro aqui e ansiosos por mais boas notícias no próximo ano”, diz Johnson.
Sobre Inteligência Especializada.
Fundada em 2022 e sediada nas Caldas da Rainha, a Expert Intelligence faz parte da nova vaga de empresas de investigação melhorada em IA.
A EI fornece uma plataforma para ajudar a analisar dados em toda a Europa e está focada na investigação e análise de banda larga.
Estudos recentes usando nossos dados incluem
Michaël de Clercq (UGent), Marijke D'Haese (UGent) e Jeroen Buysse (UGent)
Johnson e Kursteiner
A nossa empresa-mãe, Point Topic (www.point-topic.com), trabalha com clientes em toda a Europa, incluindo a CE, no projeto Broadband Coverage in Europe.
Para mais informações entre em contato com oliver.johnson@expert-intelligence.com
Comments